domingo, 20 de setembro de 2009

EU SOU J-O-R-N-A-L-I-S-T-A!!!


Quando escolhi ser jornalista eu já sabia que o mundo não seria cor-de-rosa. Meu avô paterno era de um tempo que nem precisava ser jornalista pra ser jornalista. Homem sábio - parte da assinatura do meu nome é uma homenagem a ele - era escritor, corrigia livros, fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Santos e jornalista nato quando ainda nem havia faculdade.
Fui criada vendo meu pai ralar na mesma profissão. Desde novinha eu revisava seus textos e nem sabia que isso era 'copidescar'. E escolhi ser jornalista porque gostava de escrever e as pessoas diziam que eu fazia isso bem.
Ser jornalista não é glamour (quem pensa isso provavelmente é um péssimo jornalista)
Ser jornalista é abdicar da própria vida em favor da profissão
Ser jornalista é fazer planos e ver os mesmos caírem por terra porque o jornal ou a revista não fecharam ainda
Ser jornalista é não ter horário
Ser jornalista é escrever um texto e depois reescrevê-lo porque você sonha em buscar a perfeição (mesmo sabendo que ela não existe)
Ser jornalista é ser ético e cumprir o que se propôs do início. E mais ainda: ter coragem de chegar ao fim do que se propôs, mesmo que isso leve tempo ou seu fim de semana
Quem nunca viveu isso não é jornalista, só pensa que é...
Então melhor ficar aonde está e não envergonhar a minha profissão!!!!
EU SOU JORNALISTA COM MUITO ORGULHO (e pesar tb porque jornalista é assim)!!!

2 comentários:

  1. Enfim, pode parecer fácil, mas não é para qualquer um. Ah, não é mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Querida,
    Nas salas das faculdades além dos diplomas são vendidos sonhos. Rios de dinheiro, vida normal, muitas oportunidades, sucesso e muitos furos, mas a realidade é bem "trabalhosa" já existe aquele editor que acha que vc não tem vida própria, 10 horas mínimas de jornada, pautas horríveis e raríssimos furos. Afora isso, pisos salariais diferenciados, banco de horas e horas extras ficctícias e assim vai. Trabalhar na área é sinal de peristência e muito amor a profissão porque muitos do que conhecemos deixaram o diploma junto com os sonhos guardados em uma gaveta.

    ResponderExcluir